A partir de 1935, quando por concurso, foi designada pra assumir e inaugurar a Cátedra de Psicologia Educacional da Universidade de São Paulo, iniciou Noemy importante fase de sua vida, formando discípulos e renovando continuamente a psico-pedagogia. Desde então, avançou para o estudo dos mecanismos da mente humana e aprofundou-se na área psicanalítica. Para correlacionar objetivamente todos os aspectos da fisiologia psíquica, integrados às bases estruturais do cérebro, aproximou-se do grande anatomista italiano Alfonso Bovero, então Professor a Faculdade de Medicina de São Paulo, de quem recebeu ensinamentos básicos de Neuroanatomia.Nesse particular Noemy não permitia que seus alunos e discípulos desconhecessem a integração da Neurofisiologia às bases funcionais dos mecanismos do consciente e do subconsciente.Até bem próximo de seu falecimento, aos 78 anos, com vivacidade e lucidez,Noemy admirava e exaltava os recentes avanços no conhecimento das interconexões do paleoarquiencéfalo e neocortex e das especializações funcionais diferenciadas dos hemisférios cerebrais. Por isso mesmo, valorizava a contribuição de Freud, mostrando que a Psicanálise surgiu alicerçada na profunda visão científica que o Mestre de Viena obtivera de seus estudos básicos de Anatomia comparada, Fisiologia Pediatria e Psiquiatria. Da mesma forma, punha em foco a genialidade de Freud ao abrir e colocar a Psicanálise como um marco inicial, que deveria evoluir e e formular-se seguindo o marcapasso dos avanços científicos.
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