Pular para o conteúdo principal

...uma vida de doação...


Dentre todas essas qualidades, resta ressaltar, por último,a enorme influência de Noemy nas áreas da Psicologia médica, da Psicanálise e da Psicossomática. No início dos anos 50, juntou-se a José Fernandes Pontes, no antigo Serviço de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas, onde desempenhou papel fundamental e pioneiro. Ativou,então, a grupo-terapia de pacientes portadores de retocolite ulcerativa inespecífica, entre os quais juntavam-se inúmeros judeus,deslocados da guerra,profundamente traumatizados por terem estado em campos de concentração de Hitler.Noemy a eles dispensava especial carinho,conhecendo a necessidade de conforto psíquico, daqueles que haviam sofrido o esmagamento de seu mundo emocional,pessoal e familiar.Jamais é possível esquecer Noemy nesta sua missão,como se quisesse devolver ao judeu Freud,toda reverência pela abertura que deu ao mundo do inconsciente.

Co-fundadora, com José Fernandes Pontes, dos Cursos de Psicossomática e Psicodinâmica do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia, o IBEPEGE,seus ensinamentos ressurgem sempre que os alunos e discípulos do IBEPEGE integram à sua formação a Medicina Biopsíquica-Social,hoje ardorosamente defendida por Fernandes Pontes.

Conhecer Noemy, ter recebido seus ensinamentos, ter conhecido seu sorriso cativante e sentido o impacto salutar de sua personalidade enriquecedora,é um privilégio raro. Seus pacientes,alunos,discípulos e amigos, reconhecendo-o,lamentam terem perdido essa luz, mas, por outro lado, têm orgulho de ter convivido com ela e sabem que seu nome será sempre reverenciado.
( Arq.Gastroent,S.Paulo 18(3):97-98,1981 )

J.V. Martins Campos

Tive o imenso prazer e felicidade de conhecer o Dr . Martins Campos , ex-discípulo e amigo fiel até os últimos instantes da vida de minha mãe, Noemy da Silveira Rudolfer.
Conforme suas palavras numa de suas visitas quase diárias a ela, nos seus derradeiros dias de vida ,me contou que conheceu-a ainda estudante e que fascinado com sua luz , simpatia e competência decidiu manter-se
" agarrado à sua saia", para nunca perde-la de vista.Assim foi e atesta-o este depoimento sincero e verdadeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Registro de trabalho no Rio de Janeiro,Certidão de casamento e foto com o marido Bruno Rudolfer, de boina e chapelão na mão em Campos de Jordão..

Miscelânea de Fotos

1942 Com os Fuller novembro 25/1977 No dia do meu casamento com Tia Alaíde em São Paulo, rua Barão da Passagem em nossa casa.                                                                    Cerimônia de Inauguração da E.E.Profª Noemy da Silveira Rudolfer em Carapicuíba /SP                                                     Tia Itacy, Maria Leocádia , Maria Rosa                                          Em nossa casa na rua Barão da Passagem  /SP/SP em 1980

Perfil de Educador Noemy Rudolfer