Pular para o conteúdo principal

E a história continua....

A partir de 1935, quando por concurso, foi designada pra assumir e inaugurar a Cátedra de Psicologia Educacional da Universidade de São Paulo, iniciou Noemy importante fase de sua vida, formando discípulos e renovando continuamente a psico-pedagogia. Desde então, avançou para o estudo dos mecanismos da mente humana e aprofundou-se na área psicanalítica. Para correlacionar objetivamente todos os aspectos da fisiologia psíquica, integrados às bases estruturais do cérebro, aproximou-se do grande anatomista italiano Alfonso Bovero, então Professor a Faculdade de Medicina de São Paulo, de quem recebeu ensinamentos básicos de Neuroanatomia.Nesse particular Noemy não permitia que seus alunos e discípulos desconhecessem a integração da Neurofisiologia às bases funcionais dos mecanismos do consciente e do subconsciente.Até bem próximo de seu falecimento, aos 78 anos, com vivacidade e lucidez,Noemy admirava e exaltava os recentes avanços no conhecimento das interconexões do paleoarquiencéfalo e neocortex e das especializações funcionais diferenciadas dos hemisférios cerebrais. Por isso mesmo, valorizava a contribuição de Freud, mostrando que a Psicanálise surgiu alicerçada na profunda visão científica que o Mestre de Viena obtivera de seus estudos básicos de Anatomia comparada, Fisiologia Pediatria e Psiquiatria. Da mesma forma, punha em foco a genialidade de Freud ao abrir e colocar a Psicanálise como um marco inicial, que deveria evoluir e e formular-se seguindo o marcapasso dos avanços científicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Registro de trabalho no Rio de Janeiro,Certidão de casamento e foto com o marido Bruno Rudolfer, de boina e chapelão na mão em Campos de Jordão..

Perfil de Educador Noemy Rudolfer

Mais colaborações "A Escola Normal Caetano de Campos "

A primeira Escola Normal brasileira foi criada em Niterói, Rio de Janeiro, no ano de 1835. O Curso Normal criado em 1835 tinha o objetivo de formar professores para atuarem no magistério de ensino primário e era oferecido em cursos públicos de nível secundário (hoje Ensino Médio). A partir da criação da escola no Município da Corte, várias Províncias criaram Escolas Normais a fim de formar o quadro docente para suas escolas de ensino primário. Desde então o movimento de criação de Escolas Normais no Brasil esteve marcado por diversos movimentos de afirmação e de reformulações, mas não obstante a isso, o Ensino Normal atravessou a República e chegou aos anos 1940/50, como instituição pública fundamental no papel de formadora dos quadros docentes para o ensino primário em todo o país. Ao longo de sua trajetória, essa escola, “cuja origem e desenvolvimento vinculase à difusão dos ideais liberais de secularização e expansão do ensino primário” passaram por ela, independentemente do...